Selecione um canal para fazer
uma consulta ética ou uma denúncia.

O que é?

É um canal para denúncias ou consultas éticas. Se você tiver uma reclamação sobre sinistros, apólices ou qualquer outro tema, vide informações e contatos no link: https://www.segurossura.com.br/contato (Ouvidoria e assistência 24h).

A Linha Ética é um espaço confidencial para se comunicar com o Comitê de Ética e Conformidade da SURA, caso você tenha qualquer denúncia ou dúvida sobre comportamentos ou condutas fora dos padrões éticos, ou identificar qualquer situação que você considere ser contrária aos nossos Princípios Corporativos.

Este canal é destinado a todo nosso grupo de interesse: empregados, acionistas, clientes, fornecedores, distribuidores, intermediários, e demais partes interessadas.

As denúncias são investigadas de acordo com as informações recebidas e adotamos os procedimentos internos previamente estabelecidos com a mais estrita confidencialidade, que garantem a imparcialidade da investigação, prevenindo possíveis conflitos de interesse na gestão dos casos. Os resultados da investigação são comunicados aos denunciantes, na forma de contato cadastrado na denúncia, ainda que sem revelar sua identidade.

Você pode fornecer seu nome e informações de contato, mas não precisa se identificar e pode fazê-lo de forma anônima. O sistema tem a opção de acompanhar a sua denúncia ou consulta através do número do caso que lhe será atribuído.


Como fazer com que a sua denúncia ou consulta ÉTICA seja bem-sucedida?

Manter contato: poder entrar em contato com a pessoa que relata ou pergunta é um fator importante para o sucesso de uma investigação ou para responder dúvidas. Por isso da importância de acompanhar sua denúncia ou consulta ÉTICA para ser informado da progressão do processo ou demais informações adicionais que se façam necessárias.

Detalhamento: conte-nos todos os detalhes que puder, pois quanto mais informações você nos fornecer, melhores análises poderemos fazer.


Como faço para dar seguimento a uma denúncia ou consulta que apresentei?

Ao terminar de enviar sua denúncia ou consulta, você receberá um número de protocolo e se você tiver disponibilizado algum meio de contato, enviaremos o acompanhamento.


O que acontece se eu quiser fornecer mais informações após ter apresentado minha denúncia ou consulta?

A qualquer momento, um denunciante pode acessar a Linha Ética para fornecer novas informações ou denunciar uma nova ocorrência, utilizando o código de denúncia fornecido no momento da apresentação da denúncia ou do inquérito.


Como funciona?

O recebimento das denúncias e consultas é gerenciado pela ferramenta da empresa EthicsGlobal, empresa independente e especializada em temas éticos.

Seguem nossos canais de atendimento:


Brasil 0800-8923-392
Chile 0800-914-501
Colombia 01-800-5189191
México 800-04-38422
Panamá 836-5888
Perú 0800-78424
República
Dominicana
200-9643
Uruguay 000-416-205-6395


Seja qual for o meio escolhido, as denúncias ou consultas ÉTICAS serão tratadas confidencialmente e o anonimato é garantido para os informantes que o solicitarem.

Procedimento para gestão de denúncias

1. Recebimento

As denúncias poderão ser apresentadas através dos diferentes canais disponibilizados pela Companhia e serão centralizadas pela Gerência de Assuntos Legais Corporativos da Suramericana, que será responsável por compilar as informações e, quando possível, buscar o maior número de detalhes sobre os fatos.

O denunciante poderá realizar o relato de forma anônima, porém, nos casos em que decidir revelar sua identidade, a Companhia garantirá sigilo absoluto e estabelecerá medidas para prevenir retaliações contra ele.

Cada denúncia será identificada com um número único de protocolo, de acordo com o momento em que for recebida. Este número servirá para identificá-la e acompanhá-la.


2. Classificação e encaminhamento

As denúncias recebidas pela Companhia através de qualquer um dos canais habilitados para tal fim serão classificadas conforme o tema abordado e/ou o cargo da pessoa denunciada. Isso, com o objetivo de determinar se os fatos denunciados são de competência do Comitê e possam ser atribuídos à área competente para análise, garantindo assim uma gestão oportuna, objetiva e confidencial de cada caso.

Quando for recebida uma denúncia associada a um evento de fraude, supostamente relacionado a um membro da alta direção da Suramericana, esta deverá ser informada diretamente ao Comitê de Auditoria e Finanças.

Se a denúncia recebida corresponder a um tema de outra companhia do Grupo Empresarial SURA que não seja de sua competência, o Comitê a encaminhará à instância competente para sua gestão.


3. Investigação

Uma vez informado sobre a denúncia, o Comitê deverá gerenciar a investigação necessária com o objetivo de verificar os fatos reportados e decidir no prazo de dez (10) dias úteis contados a partir do momento em que receber o resultado da investigação, prazo que poderá ser prorrogado uma única vez pelo Comitê.

O Comitê poderá contratar especialistas externos ou auditorias especializadas para apoiar a investigação e análise dos casos, assim como para a coleta de provas que considerar necessárias. Também poderá consultar as diferentes áreas da Suramericana, quando necessitar de seu conhecimento e expertise. Essas áreas gerarão um relatório que servirá como base para a resolução do caso.

Nas investigações realizadas, será premissa fundamental o respeito ao devido processo legal, o direito de defesa das pessoas envolvidas e o direito à confidencialidade.


4. Decisão

O Comitê, com base na análise e investigação da denúncia recebida, emitirá uma decisão pela qual determinará as medidas, sanções ou ações corretivas a serem implementadas.

Caso seja comprovado que um colaborador da Companhia incorreu em conduta violadora do Código de Conduta, o Comitê de Ética decidirá sobre a sanção aplicável, seguindo as diretrizes estabelecidas no Regulamento Interno de Trabalho e comunicará sua decisão ao Departamento de Recursos Humanos para que prossiga com o respectivo processo estabelecido pela Companhia, de acordo com os procedimentos administrativos e legais aplicáveis, observando sempre o disposto nas normas internas e externas aplicáveis.

Nos casos em que não for possível comprovar a ocorrência da conduta reportada, o caso será encerrado.

Em ambos os casos, a decisão deverá constar na ata da respectiva reunião e será informada ao denunciante, caso tenha fornecido informações para contato ou através do aplicativo, caso a denúncia tenha sido anônima.


5. Reconsideração

As decisões do Comitê poderão ser submetidas à reconsideração pelos envolvidos, perante o mesmo Comitê, dentro de cinco (5) dias úteis seguintes à comunicação da decisão. O Comitê deverá se pronunciar sobre a reconsideração no prazo máximo de dez (10) dias úteis contados a partir do recebimento da solicitação.

Esgotado este trâmite, a decisão tornará-se definitiva.


Procedimento para gestão de consultas

1. Recebimento

As consultas relacionadas a temas éticos, incluindo as relacionadas à aplicação do Código de Conduta e demais normas internas que o desenvolvem, poderão ser apresentadas através dos diferentes canais disponibilizados pela Companhia e serão centralizadas pela Gerência de Assuntos Legais Corporativos da Suramericana, que será responsável por classificá-las conforme o tema abordado, atribuí-las à área competente para análise e, em geral, realizar as gestões necessárias para resolvê-las, para o que contará com um prazo máximo de dez (10) dias úteis, prorrogável uma única vez e por prazo igual.

A Gerência de Assuntos Legais Corporativos encaminhará ao Comitê de Ética aquelas consultas que requeiram pronunciamento deste órgão, que se reunirá para fornecer diretrizes e/ou resposta definitiva.

Cada consulta será identificada com um número único de protocolo, de acordo com o momento em que for recebida. Este número servirá para identificá-la e acompanhá-la.

Serviço operado por: